O sistema respiratorio é constituido por: fossas nasais,laringe,traqueia,bronquios,bronquiolos,alveolos pulmunares e faringe.
Fossas nasais-são 2 orificios,estão revestidos por mucosas,por cima disto existe os pelos que serve para limpar as imporeçãs e para filtrar.
Laringe:é o orgão a seguir á faringe ,esta esta revestido por aneis cartigilineos.São cartilagens,são abertos por tras e ligadas por filamentos.
Traqueia:a traqueia é o tubo de aproximadamente 1,5 centímetros de diâmetro por 10-12 centímetros de comprimento que se bifurca no seu interior, ligando a laringe aos brônquios, para levar o ar aos pulmões durante a respiração.Esta dividido em 2:bronquios e bronquiolos.
Pulmões:são 2 sacos esponjosos revestidos por uma dupla menbrana que é a pleura.A pleura é uma menbrana lisa que permite que os pulmõesmovam-se suavementedurante cada movimento respiratorio.
Movimento respiratorio:inspiração e expiração.
Movimento de inspiração:
A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração), fazendo com que o ar entre nos pulmões.
Movimento de Expiração:
Em seguida ocorre a saída de ar dos pulmões, a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica, expulsando o ar dos pulmões. Nem todo ar é expulso dos pulmões, ficando um pequeno volume que permanece dentro dos alvéolos, evitando que haja um colapso nas finas paredes dos alvéolos.
Não devemos respirar pela boca porque a boca não tem a estrutura das fossas nasais como os pelos,a muscovidade.
Acapacidade de ar maxima nos pulmões é 6 litros
A capacidade de ar profunda nos pulmões é 4,5 litros
A capacidade de ar normal nos pulmões é 0,5 litros
Sem comentários:
Enviar um comentário